Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Ônibus movido a biometano fará demonstração nas ruas de Foz do Iguaçu

Postado em 09/11/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Ônibus movido a biometano fará demonstração nas ruas de Foz do Iguaçu*


Veículo, com capacidade para até 130 passageiros, será abastecido com o biogás gerado na usina de Itaipu.

Imagem: Camila Souza / GOVBA.

Itaipu Binacional, Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), Scania e Cataratas S.A. farão, nesta terça-feira (10), às 8h, na Praça da Paz, a apresentação de um ônibus movido a biometano, biocombustível que é considerado um dos futuros da mobilidade urbana sustentável.

O veículo rodará em Foz do Iguaçu por uma semana, a partir desta segunda-feira (09), fazendo uma linha especial de conexão entre Itaipu e Parque Nacional do Iguaçu. A tarifa de R$ 3,95 será cobrada por pessoa, via bilhete eletrônico. No dia 16, o ônibus irá circular dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

O biometano utilizado para abastecer este ônibus é produzido em Foz do Iguaçu, na UD ITAIPU, que é o Posto de Biometano da Itaipu Binacional. Desde 2017 a usina trata os resíduos orgânicos produzidos nos restaurantes internos e os transforma em biometano, abastecendo 40 veículos da sua frota.

O ônibus que rodará em Foz do Iguaçu é um modelo de chassi Scania K280 6×2, motor traseiro, de 15 metros, piso baixo, com capacidade para 130 pessoas, ar-condicionado, televisor e motor dedicado a gás, que pode ser abastecido tanto com biometano, com GNV (Gás Natural Veicular) ou, ainda, a mistura de ambos.

De acordo com o CIBiogás, “a demonstração reforça a vocação do Brasil para a utilização de combustíveis alternativos ao diesel, como o biometano, e comprova que há soluções viáveis e reais aqui e agora para o início da descarbonização do transporte de cargas e passageiros”.

RCI, com informações do CIBiogás.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

três × cinco =