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Curso da Unila obtém nota máxima em avaliação do Ministério da Educação

Postado em 12/12/2020 por

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*Fonte imagem : Curso da Unila obtém nota máxima em avaliação do Ministério da Educação*


Engenharia Civil de Infraestrutura obteve nota cinco no Conceito Preliminar de Curso.

Imagem: Divulgação / Unila.

O curso de Engenharia Civil de Infraestrutura da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), de Foz do Iguaçu, recebeu nota máxima, ou seja, nota cinco, no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2019, um indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC) que avalia os cursos de graduação de instituições públicas e privadas.

O curso foi o único com nota máxima entre os 38 cursos de instituições iguaçuenses avaliados em 2019, cujos resultados foram tornados públicos nesta semana. Outras três carreiras da Unila – Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Química e Medicina – obtiveram nota quatro, considerada ‘Muito boa’. Os dados foram divulgados na quarta-feira (09) pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A nota do Conceito Preliminar de Curso varia de um a cinco e agrega quatro dimensões da qualidade da educação. O índice é calculado a partir do desempenho dos estudantes no Enade, o valor agregado pelo processo formativo medido pelo Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), além de informações referentes à titulação e ao regime de trabalho dos docentes, bem como a percepção dos alunos sobre aspectos como infraestrutura e recursos didático-pedagógicos oferecidos ao longo do curso. Esta última dimensão é aferida por meio das respostas colhidas no Questionário do Estudante, do Enade.

Além de medir a qualidade, o indicador é utilizado como critério na construção de matriz de distribuição orçamentária governamental. Iniciativas e políticas do Governo Federal, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), também utilizam o conceito como requisito para participação nos programas ou distinção entre o conjunto de cursos.

Na edição de 2019, foram avaliadas graduações das áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Engenharias e Arquitetura e Urbanismo, vinculadas a 1.215 instituições de educação superior. Confira os resultados em https://bit.ly/ConceitoPreliminardeCurso.

Assessoria Unila.

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