Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Prefeitura de Foz do Iguaçu inicia novas turmas de cursos profissionalizantes

Postado em 24/02/2021 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Prefeitura de Foz do Iguaçu inicia novas turmas de cursos profissionalizantes*


Nesta nova etapa, serão quatro cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Senai.

Imagem: Agência Municipal de Notícias.

O 2020 de Lucas Glasser, 22 anos, foi de reinvenção: enquanto se adaptava ao home office, planejava também uma nova carreira. Decidiu, então, se especializar em áreas que o deixassem mais próximo do mercado de trabalho formal. Foi isso que o levou a fazer parte da nova da turma do curso de Assistente de Recursos Humanos, qualificação profissional gratuita oferecida pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

As aulas começaram nesta semana e devem seguir até junho. “Durante a quarentena eu despertei para essa necessidade de uma formação mais ampla e, por sorte, encontrei essas opções de curso aqui. Pretendo crescer nesse ramo comercial e sei que isso vai me ajudar muito”, comemora Lucas.

O projeto também oferta os cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Contabilidade e Eletricista Instalador Predial, que começará em março. Ao todo, serão 80 alunos. Esta é a quarta edição do trabalho social que já formou cerca de 450 pessoas em cursos profissionalizantes, tanto em áreas administrativas, como em culinária, pintura, mecânica, entre outras capacitações.

O diretor de gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), André dos Santos, conta que o grupo prioritário de inscritos era formado por beneficiários do Programa Bolsa Família ou de outros programas sociais. A ideia foi possibilitar uma nova formação para essa população, gerando mais autonomia com novas fontes de renda.

“Queremos ajudar a população em situação de vulnerabilidade a ter mais opções quando forem enfrentar o mercado de trabalho. A qualificação para tal é de suma importância e estamos aqui para facilitar esse acesso”, afirma o diretor.

Ter mais opções no mercado de trabalho foi exatamente o que motivou Cláudia Lopes a buscar essa especialização. Aos 48 anos, ela matriculou-se no curso de Assistente de Recursos Humanos e se diz ansiosa para os desafios que irão surgir.

“Parei de trabalhar assim que o meu filho nasceu. Mas, em 2021, eu decidi que iria buscar algo diferente e voltar a ter um emprego. Vai ser um grande desafio, mas quero aprender tudo o que for possível”, diz Cláudia.

Regras de segurança contra a covid-19

Em 2020 os cursos foram interrompidos devido à pandemia do novo coronavírus. Para que as aulas voltassem normalmente neste ano, os organizadores buscaram espaços amplos para seguir as medidas de distanciamento, com turmas de até 20 pessoas. Também é obrigatório o uso de máscaras.

As aulas para Assistente de Contabilidade acontecem na Paróquia Espírito Santo, no Porto Meira; as de Assistente de Recursos Humanos, são na Fundação Cultural. Já as turmas de Eletricista Instalador Predial e Assistente Administrativo serão na sede do Senai.

Agência Municipal de Notícias.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

treze − 4 =