Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Paraguai confirma reabertura da Ponte da Amizade para terça-feira (29/09)

Postado em 22/09/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Paraguai confirma reabertura da Ponte da Amizade para terça-feira (29/09)*


Passagem será liberada por período de três semanas, podendo voltar a ser fechada, a depender do comportamento da pandemia.

Imagem: Ministério da Saúde / Paraguai.

O Governo Nacional do Paraguai confirmou, hoje (22), que pretende liberar, a partir da próxima terça-feira (29), a circulação de pessoas na fronteira entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, via Ponte Internacional da Amizade, tanto para a entrada, como para saída do território nacional, após mais de seis meses de fechamento, provocado pela pandemia do novo coronavírus.

Em declarações à imprensa após reunião mantida nesta terça com autoridades e representantes da sociedade civil em Ciudad del Este, o vice-ministro da Saúde, Julio Rolón, afirmou que a reabertura para passagem migratória será por período experimental de três semanas. Havendo piora no quadro epidemiológico do Alto Paraná e do país como um todo, a medida poderá ser revertida.

O protocolo inicial prevê que moradores de Foz do Iguaçu e turistas procedentes do Brasil poderão ter acesso à cabeceira paraguaia da Ponte da Amizade para entrada no país vizinho, diariamente, no horário entre as 5h e 14h (hora paraguaia). O retorno ao Brasil deverá ocorrer, obrigatoriamente, no máximo às 18h.

A circulação poderá ser feita apenas no limite máximo de 30 quilômetros da Ponte da Amizade, com montagem de uma barreira de fiscalização no antigo KM 30 da Rodovia Internacional (atual KM 314, entroncamento com a Rodovia Nacional VI). Já quanto à fiscalização na Ponte Internacional da Amizade, o modelo deve ser por amostragem.

Em relação à vinda de cidadãos paraguaios a Foz do Iguaçu, a regulamentação vai depender de um acordo com o governo brasileiro, uma vez que, pelo menos até sábado (26), está proibida a entrada de estrangeiros por via terrestre, exceto em casos pontuais como caminhoneiros e outras situações previstas na Portaria Interministerial atualmente em vigor.

Tendo como base o princípio da reciprocidade, a tendência é que o Governo Federal permita a entrada de cidadãos paraguaios, limitados ao perímetro urbano de Foz do Iguaçu e com regras de horário semelhantes às propostas pelo governo paraguaio. Os detalhes serão definidos ao longo desta semana, durante videoconferência entre representantes dos dois países e conversa telefônica entre os presidentes Mario Abdo Benítez e Jair Bolsonaro.

Nesta terça, foram registrados protestos em Ciudad del Este, Salto del Guairá e Pedro Juan Caballero, pedindo a reabertura das fronteiras com o Brasil. Os protocolos para as demais áreas fronteiriças ainda serão definidos, mas a pré-disposição do governo paraguaio é permitir a retomada da circulação fronteiriça também nas referidas cidades.

Nos boletins epidemiológicos consolidados na segunda (21), Foz do Iguaçu (população: 258 mil habitantes) contava com 6.645 casos confirmados de covid-19 e 88 óbitos. Ciudad del Este e o departamento do Alto Paraná (população: 450 mil habitantes) tinham 6.444 casos e 207 mortes.

Jornalismo RCI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

catorze − 6 =