Ouça agora

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Empresários defendem instalação de free shops em Foz do Iguaçu

Postado em 04/08/2018 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Empresários defendem instalação de free shops em Foz do Iguaçu*





Acifi

A Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) oficializou, nesta sexta-feira (03), a postura adotada por seus associados, após a assembleia geral extraordinária realizada na noite de quinta-feira (02), no teatro do Centro Universitário UDC, quanto ao tema das lojas francas.

Durante a assembleia, que teve como pauta central a discussão em torno dos pontos pendentes quanto à aplicação da Lei dos Free Shops, que permite a instalação de lojas livres de impostos, em 32 municípios brasileiros de fronteira, entre eles, a Terra das Cataratas, foi aprovada carta contendo quatro reivindicações, que são os seguintes:

1) Minimizar os possíveis impactos negativos que poderão ser ocasionados ao comércio local e regional pelos incentivos tributários incidentes nos produtos nacionais ou nacionalizados que serão comercializados pelas lojas francas;

2) Encontrar formas de evitar a volta das compras em escala realizadas por grupos de pessoas organizadas (formiguinhas) nas lojas francas, com o objetivo de revenda das mercadorias adquiridas no comércio informal;

3) Criar formas de prevenir e/ou combater as adversidades sociais que poderão surgir na região se os impactos da instalação das lojas francas ocasionarem o fechamento de vagas de trabalho hoje ocupadas por trabalhadores iguaçuenses na cidade vizinha de Ciudad del Este;

4) Fomentar iniciativas para a capacitação e orientação do empresariado local sobre o tema.

Já quanto às discussões em torno do horário de funcionamento dos free shops ou quanto à instalação em locais pré-determinados ou em qualquer área do município, que devem ser regulamentados por lei municipal, os membros da Acifi se pronunciaram a favor de que as lojas sejam autorizadas a operar das 8h às 22h e possam ser habilitadas em qualquer local onde exista permissão para atividades comerciais.

Na próxima terça-feira (07), haverá plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz0, para definir a postura final da sociedade representada no órgão em relação aos free shops.

A previsão é de que a Lei Municipal, que está sendo elaborada por um grupo de trabalho criado pela Prefeitura, tenha sua redação finalizada ainda este mês, para encaminhamento à Câmara Municipal, onde será analisada pelos vereadores.

Já quanto à previsão de abertura dos primeiros free shops, havendo já grupos interessados, uma estimativa realista é o primeiro semestre do ano que vem.

Nesse tipo de estabelecimento, cada cidadão poderá comprar, com isenção de impostos, cota mensal no valor de US$ 300,00, em regime similar ao que já existe para compras no Paraguai e na Argentina. Os free shops poderão vender tanto mercadorias nacionais, como mercadorias estrangeiras.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dez − oito =