Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Infestação pelo mosquito da dengue chega a 5,4% em Foz do Iguaçu

Postado em 18/05/2019 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Infestação pelo mosquito da dengue chega a 5,4% em Foz do Iguaçu*





H2Foz

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) divulgou na última quinta-feira (16) os resultados do índice que regula a presença de focos do mosquito Aedes aegypti no município aqui de Foz do Iguaçu.

O LIRAa, realizado entre os dias 6 e 10 de maio, apontou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 5,29%, uma leve queda em relação ao LIRAa anterior, de março (5,41%). A situação mantém o município em estado de alerta para risco de epidemia de dengue.

O LIRAa é o instrumento indicado pelo Ministério da Saúde para todos os municípios brasileiros, utilizado para predizer o risco de epidemias da dengue (e também de outras Arboviroses, como Zika e Chikungunya). Nessa amostragem a cada 100 imóveis, em cinco há a presença do mosquito.

A exemplo de outros levantamentos, os pesquisadores constataram que em 68% do total de criadouros era formado por objetos de fácil remoção dispostos de forma irregular pela população e que possibilitam o acúmulo de água, favorecendo a proliferação de vetores.

Esses criadouros são em sua maioria, resíduos domiciliares como latas, recipientes e embalagens plásticas, garrafas pets, potes de vidros, brinquedos velhos, enfim, todos objetos de fácil remoção e com possibilidades de reutilização ou reciclagem.

Segundo informações do CCZ, o município aguarda ainda a disponibilização do inseticida utilizado nos carros fumacê para retomar as ações de bloqueio. O repasse é feito pelo Ministério da Saúde, via 9ª Regional de Saúde.

De acordo com informe técnico da Secretaria de Estado de Saúde, a ocorrência de casos autóctones (contraído no próprio município) foi verificada em 163 dos 399 municípios do Paraná. A incidência no estado é de 51,29 para 100 mil habitantes, sendo que os municípios de Japurá, Francisco Alves e Porto Rico, com incidências de 3.839,86, 2.883,87 e 1.993,87 respectivamente, apresentam as três maiores incidências no estado.

Foz do Iguaçu com 170,97 casos para 100.000 habitantes, ocupa a 43° posição.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

18 − cinco =