Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Internautas compartilham fake news sobre Cataratas e Itaipu

Postado em 31/05/2019 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Internautas compartilham fake news sobre Cataratas e Itaipu*





Reprodução

Usuários da rede social Facebook e do aplicativo Whatsapp estão compartilhando, nesta sexta-feira (31), vídeos e fotografias mostrando a cheia nas Cataratas do Iguaçu e o suposto risco de transbordamento da usina de Itaipu, localizada no rio Paraná.

As imagens, que alcançaram milhares de compartilhamentos nas últimas horas, circulam na internet desde 2014.

No ano em questão, o rio Iguaçu alcançou vazão recorde de mais de 40 milhões de litros de água por segundo nas Cataratas, o que levou à interdição de parte das trilhas no Brasil e na Argentina. Os vídeos difundidos mostram, justamente, filmagens feitas na ocasião.

Nesta sexta, a vazão nas quedas d’água é de pouco mais de 3,3 milhões de litros por segundo, conforme registro feito pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), em sua estação de medição localizada nas proximidades do Hotel das Cataratas. Tal valor representa o dobro da vazão normal na paisagem fronteiriça, mas nem perto do recorde de 2014.

Já quanto ao vídeo que mostra o suposto risco de transbordamento da usina de Itaipu, as imagens são, na verdade, da usina de Yacyretá, localizada na fronteira entre Paraguai e Argentina, em uma cheia anterior do rio Paraná. Mesmo nas condições em questão, Yacyretá, que tem altura e características diferentes de Itaipu, não teve sua estrutura ameaçada de rompimento.

NOTA DA ASSESSORIA DE ITAIPU:

“Itaipu Binacional esclarece que o vídeo não é da nossa usina, como está sendo divulgado de forma irresponsável por alguns meios de comunicação e perfis pessoais. O reservatório da usina opera dentro dos níveis de normalidade.  Não compartilhe fake news. Ajude a divulgar a verdade.”

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

cinco × um =