Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Apagão deixa Argentina e Uruguai sem energia

Postado em 16/06/2019 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Apagão deixa Argentina e Uruguai sem energia*





Reprodução / Clarín

Uma “falha generalizada no sistema de interconexão”, ainda não totalmente esclarecida pelo operador do sistema elétrico argentino, deixou praticamente todo o território da Argentina e do Uruguai sem eletricidade na manhã deste domingo (16).

O problema, sem precedentes nos dois países, teve início às 7h07, afetando as capitais Buenos Aires e Montevidéu, as principais cidades dos dois países e localidades do interior, à exceção daquelas abastecidas com redes independentes em relação ao sistema central.

A província de Misiones, onde está localizada a cidade fronteiriça de Puerto Iguazú, foi duramente afetada pelo apagão. Por volta das 11h, no entanto, áreas próximas a hospitais, na capital Posadas, já estavam com o fornecimento normalizado.

Por sua vez, a província de Tierra del Fuego, no extremo sul da Argentina, foi a menos afetada pelo blecaute. Tierra del Fuego, Santa Fé, San Luís e Formosa programaram, para este domingo, eleições municipais e provinciais.

Cidades da região sul do Paraguai, como Ayolas e Santiago, também sentiram reflexos do problema, com interrupção do fornecimento por cerca de 40 minutos. Ambas são abastecida pela hidrelétrica binacional de Yacyretá (Argentina/Paraguai), localizada no rio Paraná, 450 quilômetros ao sul da usina de Itaipu.

Às 11h, a Secretaria de Energia do Governo Federal argentino emitiu nova nota na qual aponta, como provável causa do fenômeno, problemas no sistema de transmissão da energia aportada por Yacyretá ao sistema. Os trabalhos de restabelecimento total do abastecimento devem se estender até o período da noite.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

quatro × 1 =