Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Cônsul dos EUA fala sobre parceria para vigilância da fronteira

Postado em 23/08/2019 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Cônsul dos EUA fala sobre parceria para vigilância da fronteira*





Agência Estadual de Notícias

O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta quinta-feira (22), no Palácio Iguaçu, com o cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Adam Shub, para debater possíveis parcerias que atendam as áreas de educação e segurança pública.

A ideia é trazer para o Paraná tecnologias que contribuam com o ensino de idiomas dos alunos das escolas estaduais e com o fortalecimento das redes de inteligência das polícias Civil e Militar.

Ratinho Junior explicou que além do programa Ganhando o Mundo, que oferecerá bolsas de intercâmbio a estudantes paranaenses, o Governo também prepara um programa para ofertar cursos de inglês a todos os alunos da rede estadual.

“A prioridade do Governo é fazer o Ganhando o Mundo acontecer. Mas também buscamos por plataformas para o ensino de idiomas, e a expertise do consulado americano pode nos ajudar com esses projetos”, afirmou o governador.

Para o diplomata americano, um dos focos de cooperação é na área de segurança pública, principalmente na vigilância da fronteira paranaense com o Paraguai.

“A troca de experiências é bem importante. Estive na semana passada em Foz do Iguaçu, passei pela fronteira entre Paraguai e Brasil. Temos que cooperar no monitoramento dessa área, com uso de tecnologia, boas táticas e compartilhamento de informações”, explicou Shub.

O programa de concessões do Estado, que abre a possibilidade de parcerias público-privadas (PPP) em setores como infraestrutura, segurança e saúde, também foi destacado na reunião.

“Fizemos o Paraná Day em Nova York, onde pudemos apresentar com sucesso as oportunidades de investimento no Estado a empresários americanos, como o pacote de concessões que o Governo prepara para a área de rodovias, que será o maior do Brasil”, disse o governador.

Ele também citou a concessão de quatro aeroportos paranaenses (entre eles, o de Foz do Iguaçu), que além de serem atrativos para a iniciativa privada, também podem fortalecer o turismo no Estado.

“Já temos redes internacionais investindo no Paraná, como o grupo Hard Rock, e queremos atrair mais turistas para conhecer nossas belezas”, disse Ratinho Junior.

“Paraná e Estados Unidos têm muita coisa em comum. Um grande interesse em fortalecer a segurança, a cooperação cultural para os paranaenses que querem estudar no País e, claro, a parte comercial”, ressaltou o cônsul.

“O Estado é bem atrativo para investidores globais, sobretudo dos Estados Unidos, em setores como infraestrutura e agronegócio. Temos boas perspectivas para o futuro”, completou.

Também acompanharam a reunião o cônsul de assuntos políticos e econômicos em São Paulo, Kevan Higgins, o chefe da Casa Civil, Guto Silva, e o diretor-técnico da Paraná Desenvolvimento, Giancarlo Rocco.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

18 − 5 =