Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Governo do Paraguai anuncia novas medidas de quarentena

Postado em 28/03/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Governo do Paraguai anuncia novas medidas de quarentena*





Presidencia de la República / Paraguay

O Governo do Paraguai anunciou, na noite desta sexta-feira (27), a adoção de medidas de “quarentena intermediária” para o período posterior ao término do isolamento total, que foi prorrogado até domingo (29).

ÚLTIMO MOMENTO – ATUALIZAÇÃO: Presidente do Paraguai decide manter quarentena total até 12/04

A partir de segunda-feira (30), algumas restrições às atividades empresariais e à circulação de pessoas serão canceladas, mas a proibição de aglomerações e o toque de recolher no horário entre as 19h e as 5h continuarão mantidas.

Os detalhes das novas regras serão definidos após reuniões neste sábado (28), mas, de antemão, um comunicado da Presidência da República informa que eventos com grande concentrações de público continuarão suspensos e não haverá retorno das aulas nas instituições públicas e privadas de todo o país.

“As exceções serão mínimas, para não colocar em risco todo o sacrifício realizado”, disse o presidente Mario Abdo Benítez, em declarações à imprensa à saída do Palacio de López, em Assunção. “O sacrifício até agora foi grande e vamos defender a saúde pública”.

Já as fronteiras devem continuar fechadas para a circulação de pessoas, mantendo-se apenas a passagem de mercadorias de importação e exportação.

A Ponte da Amizade será reaberta por um breve momento, no sábado, para a repatriação de paraguaios que estão abrigados em hotéis de Foz do Iguaçu e que foram impedidos de retornar ao país de origem ao longo da quarentena total.

Ainda assim, a volta dos mais de 150 paraguaios se dará sob estritas regras de vigilância, com o grupo devendo permanecer em quarentena em uma unidade militar na região de Ciudad del Este. A repatriação será feita, também, em cidades como Encarnación, na fronteira com a Argentina.

“Consideramos que as medidas adotadas até agora foram efetivas para minimizar o avanço do novo coronavírus. Amanhã vamos definir as regras da fase intermediária de quarentena”, afirmou o ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, quando questionado sobre a possibilidade de retomada das atividades comerciais não-essenciais.

De acordo com o jornal ABC Color, parte significativa das restrições deve continuar até o Domingo de Páscoa (12/04). Para o período de Semana Santa, estarão proibidas todas as viagens em massa no país, além de celebrações religiosas como as tradicionais representações da Via Crucis.

“Que na Semana Santa os do interior passem no interior e os da capital permaneçam na capital”, disse Euclides Acevedo, ministro do Interior.

O Paraguai tinha, até esta sexta-feira, 56 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, com três mortes. A região de Ciudad del Este contava com apenas um caso confirmado.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

18 − 10 =