Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Foz do Iguaçu registra mais duas mortes por dengue

Postado em 14/04/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Foz do Iguaçu registra mais duas mortes por dengue*





Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), através da Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta terça-feira (14) mais dois óbitos por dengue em Foz do Iguaçu, totalizando cinco mortes desde o primeiro registro de 2020, ocorrido em fevereiro.

Leia Também: Foz do Iguaçu confirma mais dois casos de transmissão local do coronavírus | Uso de máscaras e proibição de idosos no comércio entram em vigor em Foz do Iguaçu | Foz do Iguaçu monta barreira sanitária na BR-277.

Os dados fazem parte do último boletim epidemiológico, que leva em conta todos os casos suspeitos ou confirmados da doença desde agosto do ano passado, data de início do atual ano epidemiológico. De lá para cá, foram 21.359 notificações e 7.380 confirmações.

As duas vítimas confirmadas nesta semana tinham mais de 80 anos: um homem de 83 e uma mulher de 84, que apresentavam comorbidades. Eles contraíram a doença em fevereiro, momento de maior pico da dengue no município.

O homem de 84 anos tinha quadro de hipertensão. Ele apresentou os primeiros sintomas da dengue no dia 29/02 e foi assistido pela UPA João Samek, tendo sido encaminhado ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL) no dia 03/03 e vindo a falecer no dia 11 do mesmo mês.

Já a mulher de 83 anos era hipertensa, diabética e apresentava quadro avançado de Alzheimer. Ela deu entrada, em estado grave, em um hospital privado de Foz do Iguaçu no dia 13/03, sendo posteriormente transferida à UTI de um hospital privado em São Miguel do Iguaçu, onde faleceu no dia 15/03.

“A causa dos óbitos foi confirmada agora, mas tudo ocorreu no período de maior pico da epidemia na cidade. Estamos com uma redução nas notificações e precisamos continuar redobrando os cuidados para superarmos a epidemia”, afirmou o vice-prefeito e secretário de saúde, Nilton Bobato.

Dengue x Coronavírus

Apesar de tentadora, a comparação entre os números da dengue e da covid-19 (doença transmitida pelo novo coronavírus) não tem validade epidemiológica, por diversas razões.

A principal está relacionada à forma de transmissão: o coronavírus é respiratório e passa de pessoa para pessoa, enquanto que a dengue precisa de um intermediário (o mosquito Aedes Aegypti) para ser levada de um ser humano a outro.

Contra a dengue, a estratégia central é a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor. Contra doenças como a covid-19, a forma mais eficiente de combate é a diminuição dos contatos sociais.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

cinco − 1 =