Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Uso de máscaras e proibição de idosos no comércio entram em vigor em Foz do Iguaçu

Postado em 13/04/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Uso de máscaras e proibição de idosos no comércio entram em vigor em Foz do Iguaçu*





Prefeitura Municipal

Cerca de 60 servidores públicos da Prefeitura de Foz do Iguaçu estão percorrendo diversos pontos da cidade para levar informações e esclarecimentos sobre o uso de máscaras e as demais medidas de prevenção e combate ao coronavírus.

Leia Também: Prefeitura suspende reabertura parcial de novos setores do comércio | Justiça concede liminar para reabertura de empresa em Foz do Iguaçu | Foz do Iguaçu confirma caso de transmissão local do coronavírus | Radialista Doniseti Melo morre em Foz do Iguaçu.

Os trabalhos começaram na semana passada e incluem blitze educativa, visitas aos estabelecimentos comerciais e abordagem a população em locais públicos. As equipes têm apoio da Guarda Municipal, Foztrans, Secretaria de Saúde e Secretaria da Fazenda.

De acordo com o Decreto 28.032, o uso de máscaras em Foz do Iguaçu passa a ser obrigatório a partir desta segunda-feira (13) em espaços públicos ou comerciais, bem como no transporte coletivo.

Já o Decreto 27.994 proíbe o atendimento aos idosos com idade superior a 60 anos e clientes acompanhados de crianças com idade inferior a 14 anos em supermercados, farmácias e demais estabelecimentos comerciais, permitindo o atendimento somente em clínicas médicas, casas lotéricas e bancos, quando a presença do idoso for imprescindível.

Ações

As blitze seguem durante a semana no período da manhã em vias públicas, e à tarde, cada equipe se desloca aos bairros onde residem, realizando abordagem à comunidade e pequenos comércios.

“Os esclarecimentos sobre os Decretos são fundamentais para que as pessoas possam auxiliar no combate a Covid-19. A participação da comunidade é fundamental”, comentou André Guedes, responsável por coordenar as equipes.

A abordagem é feita com intuito de informar, e não de punir. “Estamos orientando sobre as dúvidas e particularidades sobre os decretos, especialmente sobre a circulação de idosos por exemplo, e o suo da máscara”, disse um dos integrantes da equipe, Marcos Aurélio. De acordo com ele, as abordagens têm sido bem recebidas pelo público. “Não encontramos resistência. As pessoas já entenderam a importância do uso da máscara”.

O motorista Antônio Jorge, proprietário de uma empresa de engenharia elétrica, foi parado na blitz para receber informações no último domingo. “Estou sem máscara porque não achei, mas estou atrás para poder comprar sem falta. Não me incomodo de usar, pois a gente precisa fazer uso consciente”, disse.

O trabalho de orientação segue ao longo do mês em locais de maior movimentação, e em pequenos comércios dos bairros, onde comerciantes são orientados a utilizar cartazes informativos sobre as determinações do decreto.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

20 + 8 =