Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Brasil e Argentina reabrem fronteira para passagem de elefanta

Postado em 12/05/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Brasil e Argentina reabrem fronteira para passagem de elefanta*





Christian Rizzi

Após 49 dias fechada, a fronteira entre Brasil e Argentina reabriu novamente na manhã desta segunda-feira (11). Mas não para moradores ou veículos dos dois países. E sim para uma viajante especial. Trata-se da elefanta Mara, que vai ser levada para o Santuário dos Elefantes, na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.

A passagem do animal pela fronteira entre Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal, que ficará responsável pela escolta até o destino final. O cônsul da Argentina no Brasil, Roberto Ramón Lafforgue e o diretor de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Jihad Abu Ali, também apoiaram a ação.

A elefanta, que tem idade entre 50 e 54 anos, saiu do antigo zoológico de Buenos Aires no sábado (09). O transporte contou com um protocolo específico sanitário para proteger o animal. Em nenhum momento a elefanta pode deixar o compartimento, que possui três metros de altura e cinco metros de largura, com janelas.

Ela é monitorada permanentemente por uma equipe técnica, que será responsável pela alimentação (habitualmente uma média de 100 quilos de verduras e legumes por dia) e cuidados durante o percurso. A previsão é que Mara chegue ao seu novo lar nesta quarta (13).

Mara nasceu em um cativeiro na Índia e foi comercializada para outro cativeiro na Alemanha. Em 1970 foi levada para o Uruguai, onde permaneceu no Circo África. Depois passou a fazer parte do Circo Sulamericano, na Argentina. Com a falência do grupo, a elefanta foi levada ao zoológico argentino, após uma ação judicial.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

quinze − 9 =