Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Inauguração do Marco das Três Fronteiras completa 117 anos

Postado em 20/07/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Inauguração do Marco das Três Fronteiras completa 117 anos*


Obelisco fronteiriço foi instalado junto à foz do rio Iguaçu no dia 20 de julho de 1903.

Imagem: Kiko Sierich / Marco das Três Fronteiras.

O Marco das Três Fronteiras, que está fechado para visitação turística neste mês de julho, como medida de proteção para conter o coronavírus, completa nesta segunda-feira (20) seus 117 anos de história.

Leia Também: Segunda viga gigante da nova ponte chega a Foz do Iguaçu – veja fotos da obra.

O obelisco, que foi inaugurado no dia 20 de julho de 1903 – cerca de 11 anos antes da emancipação política da cidade de Foz do Iguaçu, em 1914, ganhou há cerca de cinco anos R$ 30 milhões em investimentos do Grupo Cataratas, responsável pela gestão turística e transformação do atrativo.

Em 2019, o atrativo atingiu a marca de um milhão de visitantes, desde sua reabertura, após passar por duas grandes revitalizações, sendo a primeira em 2015 e a segunda em 2016.

O Marco das Três Fronteiras está localizado no encontro dos rios Paraná e Iguaçu. O monumento demarca a fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, sendo reconhecido como um patrimônio histórico e cultural da região.

O marco argentino, que se situa às margens do Rio Iguaçu, foi inaugurado na mesma data.

Já o marco paraguaio, que fica à margem direita do Rio Paraná, foi erguido anos depois, em 26 de janeiro de 1961. Os três, igualmente pintados com as cores nacionais, formam um triângulo que fixa o limite territorial e a soberania dos três países.

O morador de Foz do Iguaçu tem gratuidade para visitar o Marco das Três Fronteiras. O iguaçuense precisa apresentar um documento com foto e comprovante de residência na cidade para obter o benefício, conforme regulamento do atrativo.

Para facilitar o acesso diário, o cadastro é digitalizado e tem validade de um ano. Todos os procedimentos de cadastramento e a retirada de ingresso dos iguaçuenses são realizados na bilheteria do Marco, instalada no Centro de Visitantes.

Durante o dia o visitante tem a magia do encontro dos rios e a tranquilidade da natureza; no fim da tarde há o pôr do sol; e à noite, a vivência das atrações culturais, a iluminação e todo o encanto da fronteira.

A atual estrutura do Marco das Três Fronteiras é resultado da concessão da Prefeitura de Foz do Iguaçu ao Grupo Cataratas, empresa fundada na cidade, no ano de 1999, e que desde 2015 é responsável pela revitalização e gestão do atrativo, colaborando para o desenvolvimento da economia e do turismo em Foz do Iguaçu.

RCI, com assessoria Marco das Três Fronteiras.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

três + 5 =