Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Pesquisa vai traçar perfil de pessoas infectadas pela covid em Foz do Iguaçu

Postado em 31/08/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Pesquisa vai traçar perfil de pessoas infectadas pela covid em Foz do Iguaçu*


Levantamento será feito por via telefônica, em horário comercial, com pacientes que deram resultado positivo nos exames.

Imagem: Divulgação.

Uma equipe de estagiários e residentes iniciou nesta semana o trabalho de coleta de dados de pessoas infectadas com o coronavírus no município. Foz do Iguaçu registra 5.075 casos, dos quais 4.779 estão recuperados (94,1%).

A Pesquisa de Perfil de Pacientes Confirmados (ativos e recuperados) da covid-19 é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, em parceria com a Vigilância em Saúde. A intenção é coletar dados para análise de comportamento antes e depois da infecção, avaliar serviço público de combate à pandemia, além de dados socioeconômicos desse grupo.

“As ligações são feitas em horário comercial, de segunda a sexta-feira, por estagiários e residentes alocados na Vigilância em Saúde. Os integrantes da equipe se identificam antes da coleta de dados para que haja segurança e confiabilidade”, disse Adriana Izuka, enfermeira da Vigilância.

As perguntas tratam sobre escolaridade e renda familiar, até período de contágio, locais de trânsito e grau de isolamento praticado antes de identificar a doença. Números de documentos não são requeridos. Nenhum dado pessoal será divulgado.

A Divisão de Estatísticas e Estudos Turísticos, da Secretaria de Turismo, coordena a metodologia e elaboração do questionário na coleta de dados, cálculo amostral, o treinamento dos pesquisadores e demais aspectos ligados à operacionalização da pesquisa.

“Neste estudo conseguimos levantar o perfil social com casos confirmados, e alguns comportamentos de risco antes do contágio e durante o isolamento, e isso ajuda a identificar se o comportamento das pessoas está contribuindo para a proliferação da doença”, explicou Ana Oliveira, chefe da divisão.

Os dados servirão de base para conhecer mais sobre o perfil e hábitos da população atingida e fomentar políticas públicas de combate a doenças infecciosas.

RCI, com informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

seis − 3 =