Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

CCZ alerta para novo caso positivo de raiva em morcego em Foz do Iguaçu

Postado em 04/09/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : CCZ alerta para novo caso positivo de raiva em morcego em Foz do Iguaçu*


Animal foi encontrado morto em uma chácara no Jardim Nacional, região nordeste do município.

Imagem: Agência Municipal de Notícias (Arquivo).

Nesta quinta-feira (03), técnicos do Centro de Controle de Zoonoses Dr. Dorival Jorge Júnior (CCZ), de Foz do Iguaçu, confirmaram mais um caso positivo para raiva em morcegos. O exame foi realizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Este é o sétimo caso registrado no ano.

O morcego foi encontrado morto numa chácara na região do Jardim Nacional. A orientação é para que, quando encontrados (vivos ou mortos), os morcegos sejam isolados, evitando o contato com humanos ou animais domésticos. O CCZ também orienta que o local seja contingenciado. Logo em seguida, os canais de atendimento devem ser acionados, pelo telefone 3524-8848 ou Whatsapp 9-9997-4448.

O CCZ orienta à população para que não faça caçadas aos animais, pois “os morcegos são animais importantes na saúde do ecossistema, por isso são protegidos por Lei. Acometidos pela raiva, são vítimas assim como qualquer outro mamífero, e morrem quando contraem a doença”.

Em hábitos normais (voando à noite ou dormindo com sua colônia em árvores ou edificações durante o dia), morcegos não oferecem risco para seres humanos.

Vacina

A raiva não é registrada em cães e gatos na cidade desde 2005, mas a vacinação preventiva ainda é a melhor maneira de proteger os animais domésticos. Neste ano, por decisão do Ministério da Saúde, Foz do Iguaçu não recebeu novo estoque para imunização de cães e gatos.

O CCZ também alerta para que as pessoas que tiveram contato direto com algum morcego, nos últimos seis meses, busquem a unidade de referência (UPA João Samek, no Jardim das Palmeiras), para avaliação e tratamento.

RCI, com informações do CCZ.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

quatro × três =