Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Decreto emitido pelo governo do Paraguai gera confusão sobre reabertura da fronteira

Decreto emitido pelo governo do Paraguai gera confusão sobre reabertura da fronteira

Postado em 09/09/2020 por

Compartilhe Agora!

Documento, divulgado na noite de ontem (08), cita a Ponte da Amizade como um dos pontos de reabertura.

Imagem: Reprodução / Decreto nº 4.026.

O Governo do Paraguai emitiu, na noite desta terça-feira (08), o Decreto nº 4.026, do Poder Executivo, que dispõe sobre a “reabertura parcial e temporária” de alguns dos postos de fronteira do país. A listagem, difundida em anexo ao documento, inclui a Ponte Internacional da Amizade.

Entretanto, conforme informações publicadas pela imprensa paraguaia, o texto não significa, na prática, que haverá uma reabertura imediata das fronteiras do país. Para que isso ocorra, será necessária autorização do Ministério do Interior e a elaboração de protocolos de segurança sanitária, que ainda não estão prontos.

“O decreto é oficial, mas é simplesmente para o início dos ‘voos bolhas’ [entre Paraguai e Uruguai], não é uma reabertura de fronteira”, disse o assessor de Assuntos Internacionais da Presidência da República do Paraguai, Federico González, citado pelo jornal ABC Color. “É para reabertura do aeroporto para trabalhar com esses voos, não é para outra coisa”.

Atualmente, a Ponte da Amizade está aberta apenas para situações como o trânsito de cargas. Para a manhã desta quarta-feira (09), uma entrevista coletiva está agendada para as 10h, na capital paraguaia, para esclarecer sobre o real alcance da medida.

ATUALIZAÇÃO – 10h11: pelo menos por enquanto, não há mudança quanto às regras de travessia entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.

Especificamente para a Ponte da Amizade, protocolos em análise pelas autoridades dos dois países preveem reabertura em pelo menos quatro fases, com capacidade limitada de viajantes e realização de testes rápidos. Ainda não há uma definição oficial quanto ao modelo e datas.

Jornalismo RCI.

One comentário “Decreto emitido pelo governo do Paraguai gera confusão sobre reabertura da fronteira”

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.