Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Receitas, exames e encaminhamentos de médicos particulares devem ser aceitos na rede pública em Foz do Iguaçu

Postado em 06/10/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Receitas, exames e encaminhamentos de médicos particulares devem ser aceitos na rede pública em Foz do Iguaçu*


Projeto que legisla sobre o tema foi aprovado na sessão desta terça-feira (06) da Câmara Municipal.

Imagem: Reprodução / Câmara Municipal.

Os vereadores de Foz do Iguaçu aprovaram, na sessão ordinária desta terça-feira (06), o Projeto de Lei nº 34/2020, que prevê que receitas, encaminhamentos e solicitações de exames emitidos por médicos particulares sejam aceitos na rede pública no município. A matéria é de autoria da vereadora Inês Weizemann e foi aprovada em dois turnos, seguindo agora para sanção do prefeito.

O texto faz com que a rede SUS passe a aceitar receita, encaminhamento ou pedido de exames feitos por qualquer médico, seja da rede pública ou privada, desde que devidamente habilitado, devendo o paciente ser incluído na lista de espera para realização do serviço. Com os exames e encaminhamentos particulares sendo aceitos pelo SUS, o paciente poderá fazer o tratamento pelo Sistema Único.

Na justificativa do projeto consta que, por via judicial, pacientes estão conseguindo de forma compulsória que o SUS aceite exames e receituário particulares, enquanto quem não aciona a justiça acaba prejudicado. A ideia é que, com a lei, o acesso e benefício cheguem de forma mais universalizada, consoante a um dos princípios básicos do SUS.

Com isso, a rede pública também deve fornecer os medicamentos indicados pelos médicos, desde que esses remédios estejam na lista do município.

Visão Monocular

Outro projeto de lei aprovado hoje foi o de nº 78/2020, que dispõe sobre a classificação da visão monocular como deficiência visual. A visão monocular consiste na deficiência que atinge apenas um dos olhos, afetando noção de profundidade, sensação tridimensional e visão periférica limitadas, afetando, assim, a capacidade de atenção e convívio social.

Com o projeto, ficam garantidos todos os direitos das pessoas com deficiência, previstos na legislação municipal, às pessoas com visão monocular. Com a aprovação da matéria em dois turnos, o projeto vai para sanção do prefeito.

Combate ao Bullying

Também foi aprovado hoje o projeto nº 99/2020, apresentado pelo vereador Celino Fertrin. A matéria prevê medidas de conscientização e combate ao bullying e inclui no Calendário de Eventos Oficiais do Município a “Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Bullying”.

Para estimular a conscientização, o projeto prevê uma semana de realização de atividades como palestras e debates no período que envolva o 7 de abril, data nacional de combate ao bullying. As ações devem ser realizadas principalmente em escolas como forma de combater esse tipo de discriminação.

RCI, com informações da Câmara Municipal.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

nove + dezesseis =