Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Diretor brasileiro de Itaipu será homenageado na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu

Postado em 23/11/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Diretor brasileiro de Itaipu será homenageado na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu*


Entrega do título de de Cidadão Honorário da Terra das Cataratas está marcada para esta terça-feira (24).

Imagem: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional.

O Legislativo iguaçuense realiza nesta terça-feira (24), sessão solene de entrega do Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu ao General Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro da usina de Itaipu.

A honraria é de iniciativa do vereador Beni Rodrigues, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município. A cerimônia terá início às 9h30 e será privativa, em virtude da pandemia do novo coronavírus, mas haverá transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Câmara: site, Youtube, Facebook e TV Câmara. A imprensa terá livre acesso.

Silva e Luna é General do Exército da reserva, e, nos últimos cinco anos antes de assumir a Diretoria-Geral Brasileira de Itaipu, serviu no Ministério da Defesa, inclusive como ministro. Desde fevereiro de 2019 está à frente da gestão brasileira da binacional, onde promoveu uma profunda reestruturação administrativa.

Uma das primeiras medidas ao assumir o comando da Itaipu Binacional foi unificar o centro de comando da usina em Foz do Iguaçu. Com isso, houve a transferência de aproximadamente 130 empregados para Foz do Iguaçu, o que também ajudou a movimentar a economia local. E o próprio diretor, ao ser nomeado, optou por morar na Terra das Cataratas. É o primeiro diretor-geral brasileiro a fixar residência em Foz durante o exercício do cargo.

No comando da usina, o General Silva e Luna vem promovendo um direcionamento maior de recursos para obras estruturantes, como a Ponte da Integração Brasil-Paraguai e a Perimetral Leste.

Além disso, há investimentos na ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, na duplicação da BR 469, na modernização e ampliação do Hospital Ministro Costa Cavalcanti e na construção do Mercado Municipal – entre várias outras obras altamente estratégicas para a o desenvolvimento de Foz do Iguaçu e região. São investimentos previstos na ordem de R$ 1,4 bilhão, provenientes de recursos realocados em um ano e oito meses.

O homenageado é natural da cidade de Barreiros, em Pernambuco. Casado com Nadejda Kasakevitch e Luna, tem três filhos: Thiago, Saulo e Nathália. Em seus 12 anos como Oficial General da ativa, foi comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé-AM; Diretor de Patrimônio; Chefe de Gabinete do Comandante do Exército e Chefe do Estado Maior do Exército.

“E é diante de toda história e trajetória de vida, trabalho e contribuições para o Brasil e neste momento, principalmente para Foz do Iguaçu, que o Legislativo Iguaçuense entrega sua mais alta honraria ao General Silva e Luna, em reconhecimento aos serviços prestados ao município”, descreve a Câmara Municipal.

RCI, com informações da Câmara Municipal.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

14 + 18 =