Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Cirurgias eletivas serão retomadas no Poliambulatório em novembro em Foz do Iguaçu

Postado em 27/10/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Cirurgias eletivas serão retomadas no Poliambulatório em novembro em Foz do Iguaçu*


Ambulatório de feridas voltará para a unidade e serviços de raio-x e ultrassonografia também serão ofertados no local

Imagem: Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria e a Fundação Municipal da Saúde de Foz do Iguaçu firmaram, nesta semana, nova parceria com o Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida, no Porto Meira, para oferta de serviços e a retomada das cirurgias eletivas, em novembro.

O espaço também voltará a receber o Ambulatório de Feridas (que tinha sido transferido para a UBS Maracanã), serviços de raio-x, ultrassonografia e ambulatório de ortopedia. Uma sala será aberta para pequenos procedimentos e cirurgias de baixa complexidade. No local já funcionam a Unidade de Saúde Padre Monti, o Programa Saúde da Família (PSF) e a Farmácia Popular.

A diretoria de Assistência Especializada da Secretaria de Saúde, responsável pelo Ambulatório de Feridas, também confirmou a montagem de um ambulatório de cardiologia, com a disponibilidade de exames e médicos especialistas.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sergio Fabriz, serão disponibilizadas cerca de 700 pequenas cirurgias por mês. “As cirurgias de otorrino devem chegar a 120 por mês. Em três meses queremos zerar as filas de pequenas cirurgias dessa especialidade”, disse.

Outra parceria entre Fundação e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) vai garantir a participação de acadêmicos de enfermagem, que atuarão no período perioperatório (antes, durante e após os procedimentos). Os acadêmicos serão monitorados por professores e equipe de enfermagem do Hospital Municipal Padre Germano Lauck.

“Acreditamos que com esses serviços, muito de nossa demanda represada devido à pandemia deve ganhar novo ritmo”, comentou o diretor de Gestão em Saúde, Maurício Soares de Oliveira.

Dentro do calendário de serviços a serem ofertados no Poliambulatório, para o mês de dezembro, estão as cirurgias de hérnia, vesícula, vasectomia e laqueadura. A sala para endoscopia também deverá estar instalada. Antes disso, na primeira semana de novembro iniciam os atendimentos para pequenas cirurgias; e na segunda semana, as cirurgias de otorrino.

Mudança

O remanejamento já iniciou para que os serviços possam estar em funcionamento logo na primeira semana de novembro. “Em 15 dias queremos estar com o funcionamento pleno”, comentou Fabriz.

Além de serviços, equipamentos como de ultrassonografia eletiva e raio-x, parados desde o início da pandemia, no Hospital Municipal, serão remanejados ao Poliambulatório para uso imediato. “Antes, esses procedimentos não eram feitos pelo risco. Agora, toda parte eletiva será disponibilizada no Poliambulatório e no hospital fica somente com a tomografia”.

As cirurgias eletivas estavam suspensas devido à pandemia, por orientação do Governo do Estado, devido à escassez de medicamentos do tipo anestésico e sedativo, cujo uso foi priorizado para os pacientes com quadros graves de infecção pelo novo coronavírus.

RCI, com informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

vinte − 8 =