Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Laboratório do Hospital Costa Cavalcanti já analisou mais de 25 mil de testes para covid-19

Postado em 05/11/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Laboratório do Hospital Costa Cavalcanti já analisou mais de 25 mil de testes para covid-19*


Além do número expressivo de testes, o trabalho no Centro de Medicina Tropical (CMT) trouxe rapidez no resultado.

Imagem: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional.

O Centro de Medicina Tropical (CMT) do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), mantido pela Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, já analisou mais de 25 mil exames para diagnóstico da covid-19, desde que foi habilitado pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen-PR). Até esta quinta-feira (05), foram realizados 25.766 testes RT-PCR Covid, IGG e IGM.

O CMT tem melhorado seu fluxo de trabalho, principalmente para os testes de pacientes do HMCC. “Hoje conseguimos entregar o resultado em cerca de três horas para casos de urgência e, para os pacientes ambulatoriais, que antes demorava em torno de seis horas para sair o resultado, reduzimos a quatro horas”, salientou o gerente do CMT, Robson Delai.

O laboratório do Costa Cavalcanti foi o primeiro do interior do Estado a descentralizar o exame para covid-19, antes só feito em Curitiba, no Lacen-PR, com resultados que normalmente levavam mais de uma semana para sair.

Segundo o diretor-superintendente do HMCC, Fernando Cossa, essa agilidade nos resultados tem contribuído para a tomada de decisões. “O resultado rápido auxilia na escolha ideal do local de internamento dos pacientes e, consequentemente, no tratamento adequado”, salientou.

Comparativo

Os 25.766 exames representam 3% do total de exames RT-PCR feitos no Paraná. Este número seria suficiente para testar 10% da população de Foz do Iguaçu, estimada em 253.962 pessoas, ou cerca de 6% de toda a população que compõe a 9ª Regional (SUS), estimada em 437.497 habitantes.

Do total de exames feitos, 13.878 são de pessoas de Foz e 11.888 das outras cidades da 9ª Regional de Saúde do Paraná. Além de Foz, outros oito municípios integram a microrregião: Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Serranópolis.

Itaipu Binacional investiu R$ 24 milhões no HMCC para a criação de uma ala exclusiva de atendimento da covid-19, com leitos de UTI, semi-intensivos e da unidade de transição, além da aquisição de testes, medicamentos e respiradores para atender a demanda da região.

Assessoria Itaipu / HMCC.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dezoito + sete =