Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Lideranças de Puerto Iguazú, Foz e CDE discutem protocolo para reabrir Ponte Tancredo Neves

Postado em 07/11/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Lideranças de Puerto Iguazú, Foz e CDE discutem protocolo para reabrir Ponte Tancredo Neves*


Discussões acontecem no âmbito do Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu (Codetri).

Imagem: Divulgação.

Na última quinta-feira (05), lideranças de Puerto Iguazú, Foz do Iguaçu e Ciudad del Este definiram uma agenda para debater pautas comuns à fronteira. O objetivo é trocar experiências sobre segurança sanitária e ampliar o diálogo com o poder público sobre protocolos para a reabertura da Ponte Internacional da Fraternidade, entre Argentina e Brasil.

A decisão foi tomada durante videoconferência do Comitê Internacional de Crise de Fronteira. A condução dos trabalhos foi deliberada ao Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu (Codetri), que reúne os três conselhos socioeconômicos com atuação na região, sendo Codespi, em Puerto Iguazú; Codefoz, em Foz do Iguaçu; e Codeleste, em Ciudad del Este.

Na próxima semana, será realizada nova reunião com a participação de autoridades da prefeitura de Puerto Iguazú, governo de Misiones e representantes de instituições federais da Argentina, de pastas ligadas à saúde, agricultura, comércio exterior, aduana e migrações. Cônsules dos três países da região trinacional também estão sendo convidados.

A Ponte da Fraternidade está com restrição de acesso desde março, há quase oito meses, devido a medidas de contenção ao novo coronavírus, com profundo impacto nos setores de turismo e comércio nas Três Fronteiras. Presidente do Codetri, Linda Taiyen explicou que a intenção é buscar soluções conjuntas para problemas que são comuns.

“Vamos compartilhar experiências sobre medidas sanitárias e protocolos de segurança, a partir do acúmulo que temos com os entendimentos para a reabertura da Ponte da Amizade”, relatou. “Somos uma região trinacional e um só destino, por isso o diálogo com autoridades públicas e privadas dos três países, para trabalharmos juntos”, frisou Linda.

Cenário

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Puerto Iguazú, Pablo Bauzá, fez breve balanço das implicações econômicas pelo fechamento da fronteira. “O turismo e o comércio estão andando para trás. Não temos intercâmbio com Brasil e Paraguai, a visitação nas Cataratas do Iguaçu é baixa e há poucos voos”, elencou.

O presidente da Câmara de Comércio de Puerto Iguazú, Joaquin Barreto, também demonstrou aflição com os efeitos negativos da restrição de acesso à ponte entre Argentina e Brasil. “Estamos muito preocupados. Necessitamos que a fronteira seja reaberta antes das festas do fim de ano, senão entraremos em uma situação econômica muito complexa”, analisou.

Para o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Mario Camargo, o momento é de unir e ouvir. “Vamos ampliar os entendimentos com as autoridades argentinas e colaborar. A abertura da Ponte da Amizade demonstra que é possível retomarmos a circulação nas três cidades-irmãs com segurança”, defendeu.

Presenças

Participaram da reunião o capitão André Ribas, representante do 14º Batalhão de Polícia Militar; Faisal Ismail, presidente da Acifi; Fernanda Fedrigo, diretora-executiva do Instituto Polo Internacional Iguassu; Fernando Fuguet, diretor de Sustentabilidade de Puerto Iguazú; Joaquin Barreto, presidente da Câmara de Comércio de Puerto Iguazú; Jorge Bordin, presidente da Câmara de Turismo de Puerto Iguazú; Linda Taiyen, presidente do Codeleste e Codetri; Marcela Elia, representante dos guias de turismo de Puerto Iguazú; Mario Camargo, presidente do Codefoz; Pablo Bauzá, presidente do Codespi; Patrícia Duran, presidente da Federação Missioneira de Turismo; Sonia Waidelich, coordenadora de Atrativos Turísticos de Puerto Iguazú; e Dr. Valter Teixeira, presidente da Câmara Técnica de Saúde do Codefoz.

RCI, com informações do Codefoz.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

10 + dezoito =