Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Câmara aprova prorrogação de prazo para taxistas e transportadores escolares trocarem os veículos em Foz do Iguaçu

Postado em 10/12/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Câmara aprova prorrogação de prazo para taxistas e transportadores escolares trocarem os veículos em Foz do Iguaçu*


Objetivo da matéria é dar fôlego às categorias afetadas pelo impacto econômico da pandemia do novo coronavírus.

Imagem: Câmara Municipal / Arquivo.

O Legislativo de Foz do Iguaçu aprovou nesta quinta-feira (10) o Projeto de Lei Complementar nº 06/2020, de autoria do vereador Luiz Queiroga (PTB), que trata da suspensão transitória da contagem de prazos para utilização dos veículos nos seguintes setores: transporte escolar privado, transporte por táxi, serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros, transporte turístico e no serviço de mototáxis.

A matéria, aprovada em 1ª e 2ª discussões, suspende a contagem de prazo no período da pandemia. Para entrar em vigor, a norma ainda dependerá de sanção do Executivo.

A proposta é suspender a contagem de prazos para utilização dos veículos de transporte em caráter transitório e emergencial, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

O intuito é auxiliar permissionários do serviço de transporte escolar, do serviço público de transporte por táxi e do serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros, aumentando o tempo de idade máxima de utilização de veículos. Ficam com contagem suspensa de período de 1º de janeiro de 2021 até 1º de janeiro de 2022.

O vereador Queiroga argumenta que os serviços de táxis, mototáxis, transporte remunerado privado individual de passageiros e transporte de turistas sofrem devido às restrições causadas pela pandemia, como fechamento do comércio e de parques turísticos e suspensão de aulas. Houve brusca diminuição de clientes, inviabilizando qualquer planejamento financeiro para troca de veículos.

“Eu chamaria isso de prorrogação. Devido a toda pandemia, como que um transportador escolar, taxista que não conseguiu trabalhar ao certo o ano inteiro e teve de se virar com a família teria que fazer uma troca de veículo uma vez que a lei fala que o prazo venceria agora? Colocamos que a fiscalização não será dispensada, o carro deverá estar em bom estado para que ele possa trabalhar ano que vem, aí no próximo ano essas pessoas terão um refresco para então trocar o veículo ao final do ano que vem”, destacou o vereador.

A suspensão, caso a lei seja sancionada pelo Executivo, libera os funcionários para que continuem trabalhando sem necessidade de adquirir um novo veículo, estendendo a vida útil excepcionalmente pelo período de um ano, em virtude do impacto da pandemia do novo coronavírus tanto na economia global, quanto local.

RCI, com informações da Câmara Municipal.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dois × três =