Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Projeto que atualiza diretrizes da Política de Meio Ambiente é aprovado em Foz do Iguaçu

Postado em 10/12/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Projeto que atualiza diretrizes da Política de Meio Ambiente é aprovado em Foz do Iguaçu*


Proposição, de autoria da Prefeitura, passou pelo crivo dos vereadores na sessão desta quinta-feira (10).

Imagem: Câmara Municipal / Reprodução.

Na sessão desta quinta-feira (10), os vereadores de Foz do Iguaçu aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 11/2020, que, após 25 anos, atualiza a Política de Proteção, Preservação, Controle, Conservação e Recuperação do Meio Ambiente no município.

A proposição, de autoria da Prefeitura, representa uma importante reparação de dívidas históricas com a pasta, já que a última modificação na estrutura da lei foi feita na década de 90.

Após estudos e trabalhos, o PLC nº 11/2020 teve como objetivo reestruturar e readequar a legislação municipal às normas legais estaduais e nacionais. Entre as alterações estão itens de licenciamento ambiental, gestão de resíduos, arborização, entre outros que foram modificados após a Lei Complementar n° 20 de 27 de dezembro de 1993.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Ângela Meira, é um novo sistema atualizado que colabora para a implementação dos processos de melhoria da qualidade ambiental, através da defesa do meio ambiente e da qualidade de vida de toda a população.

“Esse é mais um ato que consolidará a política ambiental da atual gestão, que além de ampliar a capacidade de atendimento com a implantação de novos cargos e contratação de mais servidores, a SMMA avançou nas políticas estruturantes, com a revisão do Marco Legal Ambiental do Município, bem como os planos e programas socioambientais, muitos deles, desatualizados há mais de 20 anos”, expressou Ângela.

Outra importante matéria em trâmite no Poder Legislativo é o Projeto de Lei 128/2020, que prevê, pela primeira vez na história da gestão municipal, a implantação da Política Municipal de Educação Ambiental.

Entre os pontos da legislação estão a implantação do Sistema Municipal de Educação Ambiental e o Programa Municipal de Educação Ambiental, desafios que continuarão a ser traçados por uma série de atores institucionais e sociais, como têm sido desde 2017, início da construção da proposta.

O projeto foi elaborado pelo grupo de trabalho, nomeado pelo Decreto 27.657/2019, composto por representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e da Educação; das instituições de ensino: Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Universidade Federal da integração Latino-Americana (Unila).

Participaram, também, representantes dos setores econômicos, como Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e Sol Pedras; representantes da Sociedade Civil Organizada: Juventude e Meio Ambiente da Bacia do Paraná 3; e Conselho Nacional do Laicado do Brasil – Região Sul. Todas as instituições mencionadas integram o Coletivo Educador Municipal de Foz do Iguaçu (CEMFI).

RCI, com informações da Agência Municipal de Notícias.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

12 + quatro =