Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Comitiva de Foz do Iguaçu conhece soluções contra alagamentos aplicadas em Porto Alegre

Postado em 22/02/2021 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Comitiva de Foz do Iguaçu conhece soluções contra alagamentos aplicadas em Porto Alegre*


Equipe da Prefeitura conheceu o sistema de macrodrenagem, com a troca de experiências podendo servir de base para novos projetos no município.

Imagem: Agência Municipal de Notícias.

Uma comitiva da Prefeitura de Foz do Iguaçu esteve em Porto Alegre (RS) na última semana para conhecer o sistema de drenagem da capital rio-grandense, que poderá servir de base ao município para a elaboração de novos projetos contra alagamentos na cidade.

Os representantes da Prefeitura foram recebidos pelo diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (Dmae), Alexandre Garcia, e visitaram as obras de macrodrenagem que estão sendo feitas na cidade, como a do Arroio Areia, que contempla 26 intervenções, entre galerias e reservatórios.

Entre as soluções de Porto Alegre que foram acompanhadas pela equipe da Prefeitura de Foz, estão obras do reservatório de contenção submerso e sistema de bombeamento para o aumento da velocidade de saída de águas nos pontos de alagamento.

De acordo com o secretário de Obras, Cezar Furlan, a troca de experiências com as equipes da capital gaúcha pode contribuir com novos projetos no município.

Furlan ressaltou que, antes de qualquer medida prática, será preciso reunir equipes técnicas para a criação de projetos estratégicos e com efeito a longo prazo. De acordo com um levantamento da Prefeitura, a cidade possui aproximadamente 400 pontos de inundação mapeados.

O vice-prefeito de Foz, delegado Francisco Sampaio, elogiou as iniciativas de Porto Alegre, mas alertou para a necessidade de esforços conjuntos com a população para resolver os alagamentos.

“Porto Alegre tem um dos melhores programas de drenagem do país e foi muito importante ver de perto como essas obras são feitas. Mesmo assim, um problema recorrente tanto lá quanto aqui é o descarte incorreto de lixo. Precisamos sim de um bom planejamento urbano, mas aliado à consciência da população. Assim todas as partes ganham”, destacou.

Conforme o vice-prefeito, medidas para o enfrentamento dessa problemática estão sempre em debate.

Atualmente, a Prefeitura está com cinco obras de drenagem em andamento – de média e alta complexidade – no Jardim São Luiz, Morenitas, Patriarca, Três Lagoas, Jardim Central e Jardim Curitibano; além de outras intervenções menores. Nos últimos três anos, foram investidos mais de R$ 25 milhões contra alagamentos.

Além do vice-prefeito e do secretário municipal de Obras, também integrou a comitiva de Foz o diretor extraordinário de Acompanhamento de Projetos e Planos de Contenção de Enchentes e Suporte Técnico, Ivan Lincon Oeda.

Agência Municipal de Notícias.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

13 + 1 =