Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Comitiva do Paraguai conhece projeto Vila A Inteligente em Foz do Iguaçu

Postado em 17/02/2021 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Comitiva do Paraguai conhece projeto Vila A Inteligente em Foz do Iguaçu*


O objetivo foi compartilhar a experiência local de implantação do primeiro bairro público inteligente do país.

Imagem: Agência Municipal de Notícias.

Uma comitiva de Hernandarias, município localizado na margem paraguaia do rio Paraná, esteve em Foz do Iguaçu nesta quarta-feira (17) para conhecer o projeto do primeiro bairro público inteligente do Brasil, em desenvolvimento desde o fim do ano passado na Vila A.

A intenção dos representantes do município paraguaio era entender como foi feita a parceria – entre a Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Prefeitura de Foz do Iguaçu – que viabilizou a implantação de tecnologias na área de Cidades Inteligentes no bairro.

O grupo foi recebido por autoridades municipais na Secretaria Municipal da Tecnologia e Informação.

“Este projeto inovador, que envolve tecnologias em áreas como mobilidade urbana e segurança pública, surgiu de uma conversa entre o prefeito Chico Brasileiro e o diretor-geral da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna. E, com o apoio de outras instituições, já está rendendo bons resultados, pois acima de tudo o projeto busca melhorar a vida das pessoas. E nós estamos aqui, para compartilhar as experiências”, comentou o secretário municipal de Tecnologia e Informação, Evandro Ferreira.

Na visita da comitiva, o diretor técnico do PTI, Rafael José Deitos, apresentou os aspectos formais e técnicos do projeto e esclareceu dúvidas.

O Vila A Inteligente faz parte de um convênio firmado em 2020. Um decreto publicado pela Prefeitura em junho instituiu no bairro um ambiente de testes e validações de tecnologias, e permitiu a implantação dos semáforos e pontos de ônibus inteligentes, câmeras com monitoramento de placas, iluminação inteligente e um Centro de Controle e Operações.

“É um prazer poder estar aqui com o nosso grupo para conhecer este projeto fantástico e trocar informações, experiências e práticas que melhoram a vida da população de nossa região”, disse a diretora de Turismo de Hernandarias, Gladys Garcete.

Irmanação

Desde 2016, Foz do Iguaçu e Hernandarias são consideradas cidades-irmãs, com a finalidade de promover programas mútuos de cooperação e fraternidade, por meio de intercâmbios culturais, sociais, turísticos e econômicos. Hernandarias compartilha com Foz a usina de Itaipu e está localizada em frente aos bairros da região norte da Terra das Cataratas.

“Apesar de vivermos em países diferentes, o que nos separa é apenas um rio. Buscar o desenvolvimento mútuo e a integração entre as entidades governamentais das duas cidades é algo extremamente importante para todos nós”, considerou o secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli.

O diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali, relembrou ainda as importantes ações de cooperação entre as duas cidades que aconteceram nos últimos anos, a exemplo da capacitação de trânsito que a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu ofertou aos agentes de trânsito da cidade paraguaia e a disponibilização das piscinas olímpicas do Ginásio Costa Cavalcanti para treinos de natação de crianças.

Presenças

Participaram também da reunião o diretor de Captação e Investimentos da Prefeitura, Edinardo Aguiar; o assessor da Diretoria de Assuntos Internacionais, Ali Fayad; e os representantes de Hernandarias da área de Urbanismo, Francisco Meza; de Educação, Cultura e Esportes, Zulemi Fariña; de Turismo, Miguel Ortellado; e de Indústria e Comércio, Jaime Zorrilla.

RCI, com informações da Agência Municipal de Notícias.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

4 + vinte =