Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Foz do Iguaçu tem 3.609 pessoas imunizadas contra o coronavírus

Postado em 02/02/2021 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Foz do Iguaçu tem 3.609 pessoas imunizadas contra o coronavírus*


Aplicação das doses, no momento destinadas aos trabalhadores da saúde, vem sendo feita no Auditório da Vigilância Sanitária.

Imagem: Agência Municipal de Notícias.

O “QG” da vacinação contra o coronavírus em Foz do Iguaçu está funcionando no Auditório da Vigilância Sanitária, na Vila Yolanda. De segunda a sábado, trabalhadores da saúde estão recebendo as doses do imunizante, conforme determinado pelos planos nacional e estadual de imunização. Ao todo, já são 3.609 pessoas vacinadas.

Até o momento, o município recebeu 6.813 doses de imunizante – 4.353 da Coronavac e 2.460 da AstraZeneca. A Secretaria Municipal de Saúde tem feito um controle rigoroso das pessoas que recebem as vacinas, mediante termos de compromisso assinados pelos hospitais e demais serviços de saúde.

Nesta segunda-feira (01), seguindo o ordenamento do Plano Estadual de Vacinação, estão sendo vacinados trabalhadores que atuam na atenção primária, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

A responsável pelo Plano Municipal de Imunização, Adriana Izuka, explica que, na última semana, houve uma mudança no Plano Nacional de Imunização, que deixou de ser dividido por fases, elencando apenas os grupos prioritários. Por este motivo, também está sendo feita uma atualização no plano municipal, que deve ser concluída esta semana.

Para aqueles que já receberam a dose, como é o caso do segurança do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Sidnei Pereira, 44 anos, que desde o início da pandemia recebeu pacientes com Covid-19, o imunizante traz a “esperança de dias melhores”. “Que venham logo as vacinas para todo mundo, para que possamos voltar a transitar livremente”, diz.

“É gratificante. A gente esperava por isso há muito tempo”, expressou Natalia de Almeida dos Santos, que também trabalha no Costa Cavalcanti, logo após receber a vacina.

De acordo com Adriana, a receptividade à vacinação tem sido muito positiva em Foz. Além disso, são pouquíssimos os casos de efeitos adversos e, esses poucos, sem nenhuma gravidade.

Grupos prioritários

Ao todo, são 23 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, que em Foz correspondem a mais de 50 mil pessoas. Na sequência dos idosos que moram em instituições de longa permanência e trabalhadores da saúde, na cidade são 6.343 pessoas, serão vacinados os idosos. São cinco faixas de idade entre 60 e acima de 80 anos, que envolvem mais de 20 mil pessoas na cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde está fazendo um levantamento sobre aqueles que estão acamados, para que recebam a imunização em casa. Até o momento, são mais de 180 cadastrados.

Após a vacinação dos idosos, a ordem prioritária do Plano Nacional segue então para pessoas com comorbidade, seguidas por pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores da educação do ensino básico e profissionais da educação do ensino superior.

Os grupos seguintes são: forças de segurança e salvamento, forças armadas, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário, trabalhadores de transporte aéreo, trabalhadores de transporte aquiviário, caminhoneiros, trabalhadores portuários e trabalhadores industriais.

A Secretaria Municipal de Saúde tem prestado contas em relação à lista de pessoas vacinadas contra a Covid-19 para o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, Câmara de Vereadores e Conselho Municipal de Saúde, a fim de dar transparência ao processo.

Agência Municipal de Notícias.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dois + 20 =