Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Novo Centro de Desenvolvimento Tecnológico consolida PTI-BR como referência em inovação

Postado em 03/02/2021 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Novo Centro de Desenvolvimento Tecnológico consolida PTI-BR como referência em inovação*


O local dispõe de laboratórios de usinagem, mecânica; de ensaio de baterias, soldas; de realidade virtual/aumentada, simulações elétricas, entre outros.

Imagem: Kiko Sierich / PTI.

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) conta agora com novas instalações para o Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT). A atual estrutura, em Foz do Iguaçu, possui aproximadamente 4.000 m² e é composta por espaços amplos, modernos e integrados.

O local dispõe de laboratórios de usinagem, mecânica; de ensaio de baterias, soldas; de realidade virtual/aumentada, simulações elétricas, entre outros, para atender principalmente quatro centros de competências do PTI-BR:

Automação e Simulação de Sistemas Elétricos: desenvolve sistemas inteligentes, soluções em automação industrial. Além de contar com uma das maiores infraestruturas de simulação em tempo real da América Latina, utilizando a plataforma RTDS (Real Time Digital Simulator).

Estrutura de Barragens: desenvolve soluções para estruturas de barragens: tecnologia de concreto; geotecnia (produção e análise geológica); modelagem 3D de estruturas civis, equipamentos mecânicos, hidráulicos e elétricos.

Segurança Cibernética: área estratégica para PTI-BR, Itaipu Binacional e Exército Brasileiro com foco em estudos e simulações em ambientes controlados (laboratórios de eletrônica, comunicações e cibernética).

Energias Renováveis: investe em soluções sustentáveis a partir do uso racional de fontes de energias renováveis e o uso eficiente dos recursos energéticos disponíveis. Atua principalmente no desenvolvimento de mobilidade elétrica, baterias de sódio e produção de hidrogênio.

Segundo Rudi Paetzold, gerente de Infraestrutura, Segurança e Serviços do Parque Tecnológico, o ambiente permite maior integração e interação entre as áreas, além de possibilitar maior otimização dos espaços e equipamentos.

“O local foi projetado de maneira que pudesse atender da forma mais adequada possível as necessidades de cada Centro de Competência e para que as equipes se encontrem mais vezes. Existem ali alguns espaços específicos para interação, que são mais descontraídos. Além disso, é possível visitar o espaço, ver as equipes, os testes, as simulações, sem interromper os trabalhos”, explicou.

Antiga cozinha dos barrageiros

Referência em tecnologia hoje, o local onde funciona o atual CDT já serviu como cozinha para preparar milhares de refeições diárias para os barrageiros, durante a construção da usina de Itaipu.

“Na época da construção da Usina, todo complexo envolvendo também o atual Restaurante dos Barrageiros e os espaços onde funcionam as salas de aulas e alguns laboratórios da Unila serviam diariamente milhares de refeições em salões separados (A, B, C e D). O local onde é o CDT era onde essas refeições eram preparadas. A estrutura é robusta, com pé direito alto, espaços amplos e muito bem construídos, o que possibilitou um bom reaproveitamento”, disse Rudi Paetzold.

Essa reforma completa e adequação dos espaços, feita pela equipe de engenharia da área de Infraestrutura, Segurança e Serviços do PTI, foi possível a partir do apoio da Itaipu Binacional. A obra no CDT envolveu uma etapa complexa de planejamento e concepção dos projetos executivos, por conta da quantidade e especificidade dos equipamentos que foram instalados no local.

Visita do Ministro de Minas e Energia

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, esteve no PTI-BR na semana passada para visitar e conhecer diversos projetos desenvolvidos no local, com potencial para replicação no setor elétrico nacional.

Segundo o ministro, o objetivo principal foi conhecer esses projetos como parte de um processo que está ocorrendo com outras empresas e órgãos ligados ao ministério.

“Queremos aproveitar esses projetos e potencializá-los, juntamente com outros que serão definidos como prioritários pelo Conselho Nacional de Política Energética”, afirmou Bento Albuquerque.

O ministro destacou que o país precisa melhorar a qualidade dos investimentos em ciência e tecnologia, e que o MME vem trabalhando para o desenvolvimento de políticas públicas nesse sentido.

“O PTI tem prestado relevantes serviços à Itaipu e, no que diz respeito ao setor elétrico e outros setores da economia, pode contribuir também. Esperamos que essas políticas venham a contribuir com a sustentabilidade desses projetos do PTI”, avaliou.

O ministro visitou as instalações do Parque acompanhado do diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, do diretor-superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido, e de dois conselheiros da binacional – Pedro Miguel da Costa e Silva e José Carlos Aleluia Costa – e diretores de ambas as instituições.

“Nesta visita, tivemos a oportunidade de apresentar ao ministro Bento Albuquerque as soluções que o PTI pode oferecer para o setor elétrico brasileiro, inclusive mostrando trabalhos que já realizamos para Itaipu Binacional, Copel e outros parceiros”, disse o diretor superintendente do PTI, general Eduardo Garrido.

Assessoria PTI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dois × dois =