Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Paraguai aprova protocolo para reabertura gradual da Ponte da Amizade (21/09)

Postado em 21/09/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Paraguai aprova protocolo para reabertura gradual da Ponte da Amizade (21/09)*


Anúncio foi feito nesta segunda-feira (21) pelo ministro da Saúde do país, Julio Mazzoleni.

Imagem: IP Paraguay.

O governo nacional do Paraguai aprovou, nesta segunda-feira (21), um protocolo unificado para a reabertura gradual da Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, em data ainda a ser definida, mas que pode ocorrer até o final do mês de setembro.

Em entrevista coletiva concedida no Palácio de Governo, em Assunção, o ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, disse que os detalhes de como será a aplicação, tanto na cabeceira paraguaia da Ponte da Amizade, como nos shoppings e lojas localizados no entorno da passarela fronteiriça, serão detalhados nesta terça-feira (22) durante reunião com autoridades e empresários de Ciudad del Este.

Outra etapa a ser observada é a necessidade de harmonização das medidas entre os governos de Brasil e Paraguai, com uma conferência virtual entre os presidente Mario Abdo Benítez e Jair Bolsonaro estando prevista para esta semana, no intuito de definição dos últimos detalhes e assinatura de um documento conjunto bilateral.

Inicialmente, apenas a fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este terá a passagem de visitantes e moradores locais flexibilizada. Outras áreas fronteiriças, como Salto del Guairá / Mundo Novo / Guaíra e Pedro Juan Caballero / Ponta Porã, terão protocolos próprios, que ainda serão discutidos.

Dos detalhes que já foram divulgados, a dedução é de que será permitido aos brasileiros, apenas, acesso controlado às quadras comerciais no entorno da Ponte da Amizade, para compras e permanência inferior a 12 horas de duração, mediante instalação de barreiras sanitárias e aplicação de medidas de verificação de sintomas e higienização das mãos em cada shopping ou estabelecimento de grande porte. O uso de máscaras será obrigatório.

Já quanto à vinda de visitantes paraguaios a Foz do Iguaçu (que ainda será alvo de discussão com o Governo Federal brasileiro), a tendência é de que o acesso seja permitido a todo o território do município, com o retorno ao Paraguai devendo ocorrer antes das 18h.

Os detalhes completos, entretanto, serão tornados públicos somente ao longo desta semana. Por ora, o protesto marcado para esta terça-feira (22) em Ciudad del Este, com o apoio da Prefeitura local e a adesão de sindicatos de trabalhadores, para cobrar a reabertura da fronteira, está mantido pelos organizadores.

Jornalismo RCI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

quatro × dois =