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Pesquisa coloca Foz do Iguaçu entre 20 os municípios com melhor Ensino Fundamental do Paraná

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Postado em 26/02/2021 por

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Estudo identificou as redes que garantem a aprendizagem, reduzem desigualdades e trabalham para que todos permaneçam na escola.

Foz do Iguaçu está entre as 20 cidades do Paraná com o melhor Ensino Fundamental. O reconhecimento veio através do selo Bom Percurso do projeto Educação que Faz a Diferença, uma iniciativa do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa e da entidade Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). O estudo levantou dados para avaliar a qualidade do ensino fundamental oferecido em todo o país.

O Paraná foi o segundo estado com mais redes reconhecidas no estudo, ficando atrás somente de São Paulo, com 32. Além de Foz do Iguaçu, integram a lista dos melhores municípios: Apucarana, Arapoti, Assis Chateaubriand, Astorga, Castro, Jaguariaíva, Jandaia do Sul, Loanda, Mallet, Mandaguari, Marmeleiro, Medianeira, Paranavaí, Pato Branco, Rebouças, Rio Negro, Rolândia, Sengés, Terra Boa, Turvo e Ubiratã.

Todas as redes municipais de ensino reconhecidas contam com as seguintes boas práticas: utilização de sistemas de gestão e de acompanhamento dos estudantes; suporte constante por parte das secretarias de Educação, com visitas frequentes às escolas; monitoramento contínuo da aprendizagem dos alunos; investimento na gestão escolar, com incentivo ao protagonismo das escolas; oferta constante e diversificada de formação continuada aos educadores; e cultura de observação de aulas, com devolutivas construtivas.

O estudo identificou as redes de ensino que garantem a aprendizagem dos alunos, se esforçam para reduzir as desigualdades e trabalham para que todos os jovens permaneçam na escola.

“Para nós é muito gratificante receber mais este reconhecimento. É a prova de que estamos no caminho certo, que nossos professores e equipes pedagógicas fazem um trabalho maravilhoso e com muita dedicação”, comentou a secretária de educação, Maria Justina da Silva.

Metodologia

A pesquisa de campo que fundamentou o estudo, o qual também contou com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), foi realizada por 65 técnicos de 28 tribunais de contas – sendo dois deles servidores do TCE-PR – em 116 escolas de 69 redes municipais de ensino de todo o país.

Foram consideradas elegíveis todas as redes com pelo menos cinco escolas de ensino fundamental e, no mínimo, 150 alunos matriculados. Os indicadores analisados consistiram no nível de aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, conforme o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2017; no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) atual e sua evolução desde 2005; na taxa de aprovação, de acordo com o Censo Escolar de 2018; na taxa de atendimento de crianças de até três anos de idade na educação infantil; e no total de alunos por turma desta modalidade de ensino.

Resultados

De acordo com o relatório final do estudo, 104 municípios receberam o selo Bom Percurso; 12 receberam o selo Destaque Estadual (concedido apenas em estados que não tiveram pelo menos duas redes habilitadas a receber o selo Bom Percurso); e apenas dois foram agraciados com o selo Excelência, que contou com os critérios mais rigorosos: Jales (SP) e Sobral (CE).

Conforme o presidente do Comitê Técnico da Educação do IRB, conselheiro Cezar Miola (TCE-RS), o objetivo do projeto é apresentar iniciativas comuns que possam servir de inspiração para outras redes.

“Não basta o investimento de recursos, o treinamento de professores e a adoção de ações para motivar as famílias. Também precisamos de processos de gestão capazes de dar oportunidade, talvez a única, a milhões de brasileiros de mudar a sua realidade por meio da educação”, afirma.

Os resultados do estudo, concluído em 2020, estão detalhados em relatório disponível no site do IRB (https://irbcontas.org.br/biblioteca/educacao-que-faz-a-diferenca/)

Agência Municipal de Notícias.

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